terça-feira, 2 de agosto de 2011

A FRANÇA EM SÃO JOÃO DO OESTE



Secretário de Agricultura Roberto Rambo,
Assis Teixeira - Comercial (centro),
Agnaldo - Diretor da Sersia France (esq.)

  Desede 2004 que temos um pouco da França em São João do Oeste. Nesses seis anos já foram importados mais de 40.000 doses de sêmen da  raça holandesa transformando nosso rebanho em animais mais produtivos, menos pesados, e com isso tendo mais facilidades para subir e descer nosso morros.  Na França  a maioria dos rebanhos leiteiros passam boa parte do ano em piquetes com  boas pastagens somente sendo confinados em free-stall na época da neve.  Nos Estados Unidos predominam os grandes confinamentos de vacas com até 9.000 vacas leiteiras  tendo as mesmas que só produzirem leite sem precisar caminhar. Obviamente que não nos interessa animais grandes que precisam de garçom para lhes trazerem pasto na boca. No município temos apenas três free-stall e o restante dos produtores mantêm seus rebanhos nos piquetes de pastagem.Independente de qualquer polêmica sobre genética, mas o que se vê na prática hoje são que nossas vacas caminham mais,  têm uma percentagem de sólidos maior (a França é o País número 1 em sólidos no leite) e são menos ossudas  o que favorece no descarte quando vai vendê-las ao matadouro. A um tempo atrás nem os matadouros queriam comprar aquelas vacas grandes, pois tinham muito baixo rendimento de carne e os machos demoravam mais tempo para engordar. Aqui pelo menos a história mudou e já somos o município do extremo-oeste catarinense com o melhor rebanho leiteiro dito não por mim, mas pelos comerciantes de animais. 
 Quem visitou as exposições da região e veio na nossa, sabe melhor do que estou falando, pois puderam comparar a qualidade dos animais. Genética não se faz em uma administração (4 anos) e sim pela sequência de um projeto de longo prazo. Estão de parabéns todas as pessoas envolvidas: Prefeito Sérgio Theisen, Secretário de agricultura Roberto Rambo, Empresa Sersia France e nós da assistência técnica no campo e os produtores que acreditam em nossas idéias.
Visita à  propriedades na França
Alta produção de leite

Animais permanecem nas pastagens, tendo que caminhar para buscar sua alimentação. Para isso os animais precisam ser selecionados para terem bom desenvolvimento de pernas e não serem muito pesados. A França foi o primeiro País que se preocupou com isso e já bem antes selecionou somente touros que tivessem boa postura ao caminhar, enquanto outros Países observavam mais produção de leite e analisavam o animal parado no estábulo.












Agora faremos uma visita em uma fazenda americana de produção de leite com animais de alta produção, porém em sistema de free-stall.










Como chove pouco nessa região, não há a necessidade de construir grandes estruturas de cobertura, porém e obrigatório o uso de sombrite para amenizar o calor do deserto. O maior problema é na verdade a produção de volumoso (pasto) que precisa vir grande parte de fora.

3 comentários:

  1. os pisos ai sao frisados!!

    ResponderExcluir
  2. trabalhamos com corte de pisos em concreto,,temos as maquinas de corte..gostaria de saber se os pisos ai sao frisados!!

    ResponderExcluir
  3. Todos fizeram frisos, uns melhores e outros piores (estreitos e rasos)....estão aprendendo

    ResponderExcluir