sábado, 12 de novembro de 2016

MUSEU DO TROPEIRO

     Na cidade de CASTRO, PR (Estado do Paraná), podemos visitar o Museu do Tropeiro.       Lá vamos encontrar um pouco da história de 1730 a 1870 época do auge do tropeirismo.



Maneira como o tropeiro se acomodava para dormir no meio do campo ou na beira de algum mato


 Como não havia balança nessa época, se usava esse sistema de caixas para medir o volume das mercadorrias (arroz, farinha, milho...)
 Àgua para beber

 BRUACA
Para transporte que ficava no lombo das mulas

 CÔMODA 
 Onde se guardavam as roupas, pois na época não se fabricavam guarda-roupas


 Início do povoado de Castro

Travessia obrigatória do rio Iapo,  em Castro para seguirem  viagem em direção a Sorocaba




                     A descoberta das minas de ouro de Minas Grais teve como uma de suas consequências a grande demanda por animais de carga como bovinos e equinos. Recorreu-se então, aos muares xucros da região missioneira do sul, tocados pela estrada Viamão-Sorocaba, aberta em 1731. Segundo Brasil Pinheira Machado, a construção dessa estrada foi acontecimento relevante na história paranaense. No  Paraná os tropeiros foram importantes na ocupação do segundo planalto. Os tropeiros muitas vezes precisavam pernoitar em pontos do percurso esperando a chuva estiar, ou o nível dos rios baixarem, o que gerava a necessidade de alimento, comércio entre outros, ocasionando a vinda de grupos familiares até esses pontos.

                    Inaugurava-se assim o ciclo das tropas na história paranaense, que se estendeu até a década de 1870, quando começou a era do transporte ferroviário. Numerosos habitantes se dedicaram ao rendoso negócio  de comprar muares no sul, inverná-los em seus campos e revende-los depois nas feiras de Sorocaba.

                Foi essencialmente com a disseminação das fazendas de criação e invernagem que se fez a ocupação do território. Com base na propriedade das pastagens e no trabalho dos escravos negros e índios, estabelecem-se as famílias que detêm o poder regional. Graças às tropas que se estabeleciam em torno de alguns rios, surgiram municípios como  Lapa, Ponta Grossa e Castro.
 (wikipédia)  

Quando for à Castro não deixe de visitar o museu tem muito mais para ver....




Nenhum comentário:

Postar um comentário