sábado, 2 de julho de 2016

COMO DESENGASGAR UMA VACA.........NO SUFOCO

Laranja é a fruta mais comum nos potreiros, nas propriedades rurais; portanto quando aparece uma vaca engasgada por algum objeto, logo suspeitamos de que possa ser com laranja.








                                  A maioria dos veterinários quando vão fazer uma ocorrência de vaca engasgada com certeza trazem junto uma ferramenta que se chama sonda esofágica. Esse instrumento metálico é flexível e tem em uma das extremidades uma argola para puxar o objeto pela boca do animal  e na outra extremidade um encaixe para empurrar o objeto até o rúmen. 
                    O problema são as distâncias que retardam à chegada do profissional ou até mesmo nem o chamam e com isso as pessoas acabam fazendo procedimentos inadequados provocando perfurações no esôfago e levando a morte aos animais.

SONDA ESOFÁGICA BOVINA


             A  Sonda Esofágica deve entrar pela boca do animal seguir pelo esôfago e chegar até o rúmen. O maior cuidado é a sonda  tomar o caminho errado e ir para os pulmões.





                Não tendo tempo a perder e sem poder contar com o material adequado e nem o profissional por perto é possível fabricar uma sonda esofágica com arame de cerca que também é bem flexível e com excelente resultado. Já tive a oportunidade de fabricar uma e tenho até hoje com muitos casos de sucesso.

                    A seguir irei mostrar como fiz uma em um caso de emergência nas minhas férias.









                                  A seguir passaremos uma atadura ou tira de pano em volta do arame até torná-lo mais macio e sem saliências e na hora de usar passar azeite que irá causar menos desconforto ao animal.
                                   Quero dizer que essa é uma solução de emergência que pode acontecer , mas sempre é melhor chamar quem entende ou seja, um Med. Veterinário.



                                                                        BOA SORTE
 

2 comentários:

  1. Parabéns pela pagina, hoje primeiramente Deus depois por suas dicas, pude salvar uma novilha do meu tio que engasgou com uma laranja... Parabéns cara e muito obrigado pelas dicas !!!

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que tem pessoas competentes pra salvar os animais que não sabem se defender

    ResponderExcluir