segunda-feira, 9 de março de 2015

PROBLEMAS NO PARTO: Schistosomus reflexus

Schistosomus reflexus: dobradura da coluna vertebral do feto com exposição das vísceras abdominais e torácicas, anquilose dos membros, hipoplasia hepática e diafragmática, escoliose e anormalidades dos sistemas digestório e geniturinário.
Esta anomalia congênita fatal é caracterizada por apresentar exposição das vísceras abdominais e marcada inversão da coluna vertebral. A condição aparentemente se trata de um defeito familiar envolvendo o fechamento incompleto da parede abdominal ventral (Laughton et al. 2005).










          No chamado para o atendimento, o produtor relatou que se tratava de uma vaca que estava no dia do parto, mas que estava era perdendo as "tripas" (alças intestinais) pela vagina. Pela experiência nossa, já prevíamos o motivo dessa anomalia no momento do parto. Em bezerros maiores é quase impossível  um parto normal sendo requerido procedimento cirúrgico (cesariana) ou fetotomia.
Nesse caso por ser da raça jersey facilitou a retirada sem cirurgia e a vaca saiu caminhando normal.

REFERÊNCIAS:
1-Juliana, A. M, Ricardo, B. L., Paula, R. G.,2011.  Defeitos congênitos em bovinos da Região Central do Rio Grande do Sul, Pesq. Vet. Bras. 31(4):297-306.

Nenhum comentário:

Postar um comentário