quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Casa Nova - Belas casas no meio rural...

Essa é a Propriedade de Valmor Hahn  na comunidade de Itacuruçú (S.J.O.). Valmor e sua família começaram na agricultura plantando fumo, mas logo em seguida foram mudando para a produção de
 leite. No início eram apenas três vacas que lhe rendiam 50L/dia (cinquenta litros por dia) para venda. Posteriormente comprando mais algumas vacas, aos poucos foi aumentando esse volume. Outra dificuldade que ocorria para  essa família era a falta de energia elétrica no local, tendo que passar o primeiro ano sem a mesma, pois à 15 anos atrás não existiam os programas de luz para todos do governo como hoje acontece. Levar o leite até à estrada era outro serviço de todas as madrugadas, pois na época a recolha de leite eram em tarros e a estrada passavas à 100m (cem metros) da casa. Sua propriedade possui 21ha que aos poucos foi formando com pastagens e lavoura ao mesmo tempo que ampliava seu plantel da gado leiteiro. Valmor não parou de investir e já completam 15 anos que se dedica à produção de leite. Seu rebanho hoje é composto de 70 animais (vacas, novilhas e bezerras), mas vacas em ordenha (15/10/11) são 44 vacas. Com fartura de  alimentação e apostando no melhoramento genético, são vendidos 35.000 (trinta e cinco mil) litros de leite por mês dessas 44 vacas. A alimentação é baseada em  muita  pastagem e silagem de milho com o concentrado vindo da empresa. Hoje a família investiu na construção da casa nova que além de espaçosa também é muito bonita. São 255m² de construção incluindo uma garagem para seu carro, um Corsa 2009. Para completar a renda, a propriedade possui parceria na terminação de suinos num total de 300 suinos na engorda. 






A família: Valmor, Sirlei (esposa) e as filhas: Crislaine e Daiane

















Essa é a vaca Número 1 da propriedade.
Sêmen fornecido pela Prefeitura Municipal de São Joào do Oeste adquirido da empresa Sérsia France.





Parabéns à família pelo seu trabalho e dedicação à atividade leiteira que todo esse esforço seja sempre recompensado.(Elio R.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário