domingo, 11 de setembro de 2011

CRIAÇÃO DE BEZERRAS - Bons exemplos

Criação de bezerras é um assunto interessante porque cada propriedade traz algumas particularidades. Essa propriedade está localizada na Comunidade de Jaboticaba (São João do Oeste) e pertence à Família Eidt (Jacó e Carmem Eidt e filhos). O destaque dessa propriedade, além das vacas de alta produção é o seu sistema de criar as bezerras. Na região, há um costume tradicional trazido pelos colonizadores há 50 anos atrás de manterem os animais jovens presos em baias, normalmente em grupos, para melhor tratar e resguardá-los dos tempos de inverno. Muitos costumes trazidos pelos colonizadores alemães não
 combinam com nosso clima já quase tropical (subtropical) e na prática o que vimos  são baias apertadas, animais com menor desenvolvimento e um alto índice de diarréia nos recém-nascidos. Há uma certa resistência em fazer uma área ao ar livre para as bezerras; um pouco pela comodidade de ter um cocho para tratar vários animais na mesma baia  e outro por ver os animais mais protegidos do mau tempo. Sempre os problemas serão maiores com as bezerras ficando presas até um ano ou mais, porém muitos destes problemas  não são vistos pelos proprietários. O que mais chama a atenção é o estado de gordura desses animais. Confinadas e ganhando silagem como principal volumoso a tendência é acumular gordura não só no corpo como no úbere o que prejudicará futuramente a produção de leite. Dessa forma, ganhando peso muito rápido (gordura) as novilhas entram mais cedo em cio, embora ainda não tenham um desenvolvimento corporal adequado. Nesse caso, se já forem  inseminadas, terão baixo crescimento corporal e sempre será uma vaca de baixa estatura e média produção não explorando todo o seu potencial genético.
 Outra questão é o problema de casco em animais estabulados, não ocorrendo o desgaste natural em pisos com restos de alimento e dejetos (cascão), portanto as novilhas já possuem cascos com pontas (pinças) compridas e logo apresentarão problemas de locomoção.  Por isso parabéns a essa família e pela decisão de construir um local adequado para a criação de suas bezerras. Esse realmente é um bom exemplo.
Na primeira foto: Valdair Dahmer(estagiário), Jeferson Eidt(Agrônomo) e Maico Eidt(Estudante Veterinária-FAI)







Após a primeira semana as bezerras já vão para esse local onde continuarão a receber leite e concentrado. No inverno com muita chuva haverá um pouco de lama, mas não teremos um animal estressado roendo tábuas e dormindo em piso de cimento ou tábuas o ano inteiro úmidos. O sol é o grande aliado, pois fará a desinfecção do local diminuindo os casos de diarréias e a alimentação à base de feno e concentrado específico para elas garante o bom desenvolvimento das bezerras sem acúmulo de gordura principalmente no úbere. Após essa fase seguirão para piquetes com pastagens só sendo inseminadas ao atingirem 350kg (peso vivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário