sexta-feira, 22 de julho de 2011

DEUTSCHE VOCHE (Semana Alemã): grande festa em S. J. Oeste

Na manhã de domingo, 17, iniciou a programação da 3ª Semana Alemã de São João do Oeste. O primeiro evento foi a celebração de missa no idioma alemão e que lotou a igreja matriz da
cidade. Antes do meio dia aconteceu um encontro regional de bandonionistas e após foi servido almoço no pavilhão da paróquia. Devido às intensas chuvas o desfile de carros alegóricos foi transferido para o próximo sábado, dia 23, às 15h30. A abertura oficial da 3ª Deutsche Woche aconteceu na tarde de domingo com cerimonial que contou com participação de autoridades. No   domingo ainda teve a Sangria do 1º barril de chopp, matinê com a BANDA K'NECUS e os concursos do serrote e do chopp em metro. O maior evento da cultura alemã do município prossegue durante toda semana e encerra com baile de chopp no próximo sábado, dia 23.      O prefeito, Sérgio Theisen, se pronunciou agradecendo a grande participação do público do município, cidades e países vizinhos como da Argentina e do Paraguai. Segundo Theisen, São João do Oeste é a capital catarinense da língua alemã e isso fez com que surgisse a idéia de realizar um evento que destacasse a cultura alemã. O prefeito elogiou a participação das entidades parceiras como o grupo de danças, a associação cultural alemã e o departamento cultural do município.
A Deutsche Woche (Semana Alemã) iniciou em 2009 com o propósito de manter, incentivar e divulgar a cultura alemã presente no município. A idéia surgiu após descobrir através de pesquisa de que no município mais de 93% da população se comunica verbalmente no idioma alemão. Em 2008 foi promulgada a Lei Estadual nº 14.467 que concedeu a São João do Oeste o título de Capital Catarinense da Língua Alemã. A festa evoluiu e já recebe visitantes dos três estados do sul do Brasil e também de países como Paraguai, Argentina e Alemanha. O evento é organizado pela prefeitura municipal, grupo de danças folclóricas Liebe Zum Tanz e Associação Cultural Alemã. Também possui grande apoio do comércio local, governo do estado e outras entidades.











Nenhum comentário:

Postar um comentário