quarta-feira, 6 de outubro de 2010

lV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite

         No mês de setembro entre os dias 22 a 24 na capital Florianópolis, ocorreu o IV- Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite.
          Nesses três dias houve palestras, debates e apresentações de resultados sobre qualidade do leite desde a produção nas propriedades rurais, no transporte e até nos derivados industriais.

          Além de estudantes, professores e empresários, o ponto alto do evento foi a participação de pesquisadores de universidades (federais, estaduais e do exterior) que discorreram muita informação sobre o assunto.  O foco do evento e, portanto das palestras, foi de como se conseguir mais qualidade tanto na matéria prima (leite) na propriedade rural como no produto final (derivados lácteos) na indústria.
          Sem muitos detalhes, mas num ponto os conferencistas foram unânimes em dizer que qualidade só se consegue com educação que nesse caso é sinônimo de INFORMAÇÃO.
          Não há mudança na qualidade sem informação de qualidade e para que isso aconteça tem empresas apostando sabe onde????? - No seu quadro de técnicos contratando profissionais diferenciados ao contrário de outros que ainda preferem contratar mão-de-obra barata. Por isso que o próprio slogan do congresso era:   Leite – Qualidade que Gera Lucro.
          Cada vez mais o produtor recebe por qualidade e isso é fundamental até como forma de incentivo assim como são penalizados aqueles que não estão nem aí.  Mas a grande pergunta que fica é sobre quem leva essas informações até aos produtores: são pessoas qualificadas? Recebem treinamentos? Quantos cursos fazem por ano? Participam de eventos ligados ao assunto? e por aí vai...


COMENTÁRIO REGIONAL

A região extremo-oeste de Santa Catarina já é a maior bacia leiteira do nosso estado e com isso muitas empresas estão aqui se instalando tanto para fabricar queijos como para comprar leite e levar para mais longe. Embora hoje se fale muito de qualidade, mas na região ainda existem aquelas  empresas  que disputam o mercado baseado só no preço do leite sem se preocupar com assistência técnica. Conforme informação da Exatoria Municipal de São João do Oeste, no ano de 2009 treze empresas (13) compraram leite no município. Dessas, quantas possuem quadro técnico atuando junto ao produtor?
Outras, ao contrário, possuem pessoas qualificadas para atender o produtor em suas necessidades e resolver problemas. Muitos produtores hoje já percebem isso, embora não seja ainda maioria.
Assim falou um empresário no congresso: ...nós perseguimos a qualidade não por filosofia ou bondade, mas sim porque gera LUCRO para a nossa empresa...    
O assunto é extenso e não poderia ser resumido em tão pouco espaço, mas o importante é que o assunto está sendo discutido em pequenos e grandes eventos como esse em Florianópolis.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário